
Museus são como escolas: espaços de aprendizagem, de descobertas e de prazer para toda a comunidade. Por isso, as obras que compõem o acervo de um museu só tem valor quando conhecidas e apropriadas pelos cidadãos.
Foi com base nessa premissa que nasceu, na Prefeitura Municipal de Curitiba, o projeto Museu na Escola, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Fundação Cultural de Curitiba, para levar obras do rico acervo da cidade para as salas de aula.
Reproduções de desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, cartazes e fotografias, selecionadas dentre as cinco mil obras pertencentes ao acervo público, compõem o material de apoio pedagógico utilizado pelos professores da Rede Municipal de Educação para despertar em cada aluno o olhar apreciativo e reflexivo sobre o mundo da arte.
Com o material pedagógico Museu na Escola, os estudantes podem conhecer melhor as diversas formas de expressão artística, de diferentes épocas e lugares. Eles também podem ampliar seus conhecimentos vendo de perto algumas obras originais, em mostras organizadas em espaços da Fundação Cultural. A primeira foi realizada ano passado no, Memorial de Curitiba.
Esta exposição, agora remontada no Museu Oscar Niemeyer, sobre as obras de arte do acervo curitibano, contribui para a continuidade do trabalho que realizamos: tornar acessível a todos o que é de todos.
O MON, ao abrir as suas portas para pequenos iniciantes no caminho da descoberta e apreciação do espaço museológico, oferece também ao seu grande e fiel público a oportunidade de conhecer ou rever este importante acervo da cidade de Curitiba, patrimônio de todos os brasileiros.